segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

PRORROGAÇÃO DO CONCURSO


Caros amigos,

O prazo de validade do nosso concurso vence no dia 02 de Junho de 2012. Por conseguinte, daremos início a um trabalho mais firme em prol da prorrogação. Essa semana nós conseguimos um contato com o Presidente do Sindafisco – o Mauro. Segundo ele, o sindicato tem total interesse que o concurso seja prorrogado. Restava-nos saber, então, qual o posicionamento da SEFIN (Secretaria de Finanças do Estado de Rondônia).

Foi publicada, no dia 25 de Janeiro do corrente ano, uma reportagem no site Folha de Vilhena em que o Secretário Wagner Luís visita o Posto Fiscal de Vilhena. Esse posto está passando por uma grande reforma, que ficará pronta em aproximadamente 90 dias. Nessa visita, o Secretário comentou informalmente com alguns colegas sobre o interesse da SEFIN em prorrogar o concurso para Auditor Fiscal, já que existem vagas e aprovados aptos a preenchê-las.

O crescimento do Estado de Rondônia fica mais evidente a cada ano. Em 2010, Rondônia foi o Estado que mais teve crescimento na arrecadação do ICMS, isso confirma seu potencial de consumo. Dessa forma, não basta uma reforma no posto fiscal, mas, também, um aumento no quantitativo de auditores para que haja maior agilidade na logística de distribuição de mercadorias dentro do Estado. Toda essa lentidão na fiscalização acarreta prejuízos financeiros e econômicos para o Estado, empresas e consumidores. Assim, o interesse maior na agilidade do processo de fiscalização é o interesse público.

Os trâmites necessários para a realização de um concurso são extremamente burocráticos. Do momento da abertura da licitação até a posse dos candidatos, o lapso temporal é muito grande. A situação atual do Estado poderia aguardar tanto tempo? Cabe lembrar, ainda, da possibilidade de impetração uma Ação Civil Pública, já que existem candidatos aprovados e que aguardam a nomeação. Outro ponto de extrema relevância baseia-se no fato de que os concursos para o cargo de auditor fiscal de 2001 e 2006 foram marcados por fraude. O concurso de 2010, por outro lado, não foi comprometido por qualquer vício que seja.

Percebe-se que atualmente temos duas forças favoráveis à prorrogação do nosso certame (o Sindicato e a SEFIN). Entretanto, há ainda novos obstáculos a serem superados. Portanto, pedimos para que os colegas não desanimem e concentrem os esforços na prorrogação do concurso. Os motivos são óbvios: necessidade de Auditores, vagas abertas, economia para o Estado... Estamos confiantes na prorrogação, mas esta depende do apoio de todos. Sendo assim, pedimos também aos colegas que sejam mais ativos no fórum e não fiquem apenas aguardando notícias.

Seguem as imagens do Posto Fiscal de Vilhena e o link da reportagem na Folha de Vilhena:

2 comentários:

  1. Uma informação, na possibilidade do concurso ser prorrogado, vocês teriam uma estimativa de até qtos seriam chamados no total? Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Estamos trabalhando firme para que haja a nomeação do maior número possível. Nos próximos dias estaremos divulgando novas informações.
    Adicione o nosso perfil no facebook.
    Até breve!

    ResponderExcluir